Não raro, nos vemos envolvidos em ciclos de desentendimentos, o que nos leva a pensar sobre a constelação familiar para relacionamento amoroso. Apesar dos esforços dedicados a fazer as coisas funcionarem, as brigas persistentes geram frustrações, e a sensação de atingir certas metas, como felicidade e paz, parece distante.
Se você já experimentou a constante crise nos relacionamentos, lutando inclusive para se libertar de padrões prejudiciais como ciúmes, dependência emocional ou dificuldade de compromisso, a constelação familiar para relacionamento amoroso pode ser uma importante ferramenta para transformar esses desafios em oportunidades de interação e convívio saudável.
A culpa é minha? O que está errado comigo?
Nesse cenário de frustração, é comum surgir um certo pesar por pensar que tamanho investimento em atenção, carinho e até mesmo sacrifícios acabará não dando em nada: você ficará sozinho(a) mais uma vez. É muito comum, portanto, surgirem pensamentos como a culpa é minha? O que está errado comigo?
Afinal, para quem vivencia constantes sacrifícios em prol do amor – passando por cima das coisas de que gosta e fazendo de tudo para o relacionamento dar certo, sem, contudo, obter resultados – esse mea culpa pode trazer alívio, embora não resolva, de fato, a questão.
O desejo é simples: felicidade
O desejo acaba sendo unanimemente simples: todos querem um relacionamento harmonioso, com possibilidade de comunicação, que haja fluidez, envolvimento e felicidade. No fundo, queremos nos sentir amados e acolhidos. Compreendidos.
Mas será que por trás desse desejo não se esconde uma carência, uma necessidade que não foi vista? Ou talvez uma falta, um trauma instalado e que pode ficar inconscientemente batendo à sua porta refletindo-se nas constantes brigas e exigências com o parceiro(a)?
Constelação familiar para relacionamento amoroso: busca pelo saudável
É neste contexto de olhar para essa “sombra” que se insere a constelação familiar para relacionamento amoroso. Como técnica psicoterapêutica breve, ela auxilia a enxergar nossos padrões, nossas faltas, aquilo que nos coloca para o movimento rumo ao menos.
Dessa forma, temos a oportunidade, durante a sessão, de vislumbrar lealdades ocultas, projeções que fazemos ao(à) parceiro(a) que, no fundo, tentem à minimizar ou acalentar a dor da nossa criança interna ferida, que vai sempre buscar por aquilo que não tivemos.
Vínculos saudáveis: compreensão e entendimento
Quando damos espaço para essa informação fluir, podemos, enfim, olhar para nossos relacionamentos e parceiros da forma como são. E, assim, parar de exigir deles dinâmicas que vão além do que podem realmente proporcionar enquanto companheiros.
Não é, assim, que a “culpa” esteja em mim – até mesmo porque não buscamos por culpados em constelação. Ninguém está num tribunal para ser julgado. O que de fato acontece é que trocamos a palavra culpa por responsabilidade. Muitas das vezes, jaz em nós essa responsabilidade de querer ou exigir do outro algo que não é papel dele.
Leis do Amor
A constelação familiar é guiada pelas Três Leis do Amor: hierarquia, pertencimento e equilíbrio nas relações. Ao também fazermos a análise dos nossos relacionamentos com base nelas, temos a chance de passar nossas necessidades, as causas das brigas e conflitos, sob esse crivo das leis, que é também escopo da sessão de constelação familiar.
Com isso, alcançamos compreensão entendimento, pois voltamos para o nosso verdadeiro lugar no relacionamento, sem exigências inconscientes; com vínculos saudáveis, e não baseados nas nossas necessidades ou carências infantis.
Longe de padrões ocultos e crenças limitantes
Ao realizar uma constelação familiar para relacionamentos amoroso, você pode esperar por uma jornada de autodescoberta e compreensão mais profunda. Ela revela ainda padrões ocultos, crenças limitantes e conexões não resolvidas que podem estar afetando os relacionamentos.
Com essa perspectiva, você ganha a capacidade de fazer escolhas mais conscientes promovendo mudanças significativas. E, com isso, relacionamentos mais saudáveis, com companheirismo e dedicação, onde cada um se torna 50% responsável pelo sucesso.
Vamos constelar?
Se você busca uma mudança consciente e resultados duradouros, a constelação familiar sistêmica pode ser o caminho para uma vida mais harmoniosa. Se quiser fazer sua constelação familiar online comigo, me chame no WhatsApp.
-
Leia Também:
- Luto e Constelação: O Que Sustenta o Sofrimento?
- Conheça meu livro sobre constelação familiar individual com bonecos
- O Que Acontece Depois De Uma Constelação Familiar?
- Oração aos Antepassados: Ponte Entre as Gerações
- Ser realista: desculpa ou incentivo?
- Prosperidade Financeira e Constelação Familiar