Pular para o conteúdo

Terapia: 9 Razões Para Você Querê-la

A jornada da terapia é um mergulho profundo nos meandros de nossa existência, uma exploração corajosa dos labirintos da mente e do coração. Mas para quê, afinal, precisamos de terapia? Neste post vou explorar alguns dos motivos pelos quais a terapia se torna não apenas valiosa, mas, muitas vezes, essencial para o nosso crescimento e bem-estar:

  1. Desvendando a Humanidade Comum:

Precisamos de terapia para revelar a nossa humanidade comum. Muitas vezes, vivemos isolados em nossas próprias experiências, acreditando erroneamente que podemos ser os únicos a enfrentar determinados desafios ou temas. A terapia, como a constelação familiar, nos coloca em contato com nossa história e padrões revelando que nossos medos, anseios e dores são universais – e que não estamos sozinhos em nossas lutas.

  1. Terapia: Mudança e Perda:

Por meio do processo de terapia começamos a entender que a mudança, assim como a perda, são inseparáveis. É comum que almejemos transformações significativas em nossas vidas, mas muitos resistem, inconscientemente, porque toda mudança implica, de alguma forma, a perda de alguma coisa: e poucos estão abertos a perder algo, mesmo que seja o sofrimento!

  1. Responsabilidade e Liberdade:

Assumir responsabilidade por nossas vidas é um passo vital na terapia. Na constelação familiar individual, o cliente é estimulado a reconhecer que possui o poder de construir sua própria vida, principalmente com a consciência adulta e livre de padrões infantis. Dessa forma, ele assume o lugar de autor do seu destino deixando de lado, muitas vezes, o papel de vítima com que chega à sessão.

  1. Desafiando Nossas Próprias Dificuldades:

A terapia posiciona o cliente, de fato, como responsável por sua vida, reflexo das escolhas que fez. A consciência de que, muitas vezes, somos nós mesmos que geramos os problemas que nos cercam faz nascer, no desenvolvimento da terapia, uma nova consciência que o instiga a deixar de lado padrões prejudiciais de comportamento. O que trouxe o cliente até o momento da terapia não será, provavelmente, o que o guiará adiante. Por isso, a terapia cria espaço para importantes transformações.

  1. Terapia: Uma Experiência “Nua e Crua”:

Qualquer processo terapêutico, assim como a constelação familiar, pode provocar reações estranhas porque acaba sendo um convite à “nudez” emocional. O cliente que, verdadeiramente, se mostra sem máscaras ao terapeuta profere um ato de coragem. Muitas vezes, essa sinceridade cerca-se de emoção, revolta ou mesmo negação de uma realidade, o que pode suscitar um mal-estar momentâneo. O que se espera, com a terapia, é que esses sentimentos sejam acolhidos, interpretados com uma consciência adulta e, assim, ressignificados de forma a criar uma realidade diferente.

  1. Pequenos Passos para Grandes Transformações:

Muitas transformações significativas resultam de centenas de pequenos passos. Na constelação familiar individual, embora muitas vezes com uma sessão única, vários são os pequenos passos trabalhados ao se enxergar as diversas dinâmicas presentes no sistema do cliente. Em duas horas de atendimento, esses pequenos passos vão desde a identificação do problema sistêmico à causa “raiz” do mesmo levando à solução com o caminho saudável.

  1. Além da Superfície:

O problema ou questão que trazemos para a terapia geralmente é apenas a ponta do iceberg. A terapia nos ajuda a desvendar as camadas mais profundas, o que está por trás dessa questão que trazemos para o trabalho na terapia, descobrindo dinâmicas e problemas subjacentes, que precisam ser abordados.

  1. Desconstruindo as Defesas:

As defesas, ou nossas máscaras, são construções que, em algum momento, foram úteis para nos proteger de traumas. No entanto, tornam-se barreiras ao crescimento porque impedem que cheguemos à nossa essência. Na terapia de constelação familiar trabalhamos com a Máscara, Sombra e Self¸ três dimensões que possuímos, que facilitam a identificação de nossos padrões de funcionamento e que orientam o caminho da cura.

  1. Enfrentando Nossas Queixas:

Aquilo que mais reclamamos acaba sendo exatamente aquilo que mais precisamos investigar. Se você se questiona para que precisaria de terapia, comece a prestar atenção nas suas queixas; se elas são recorrentes e se o tema é o mesmo. A terapia, especialmente na constelação familiar, nos incentiva a explorar nossas queixas recorrentes, pois frequentemente apontam para áreas essenciais de autotransformação e ressignificação.

terapia

A terapia de constelação familiar, é um convite para a autodescoberta e crescimento. Ao optar por esse caminho, permitimos que nossa humanidade seja revelada, desvendando nossos mistérios internos e abrindo portas para uma vida mais plena e autêntica.

Se quiser fazer sua constelação familiar online comigo, me chame no WhatsApp.

Leia Também:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.